quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Coleta de Sementes


Coleta de sementes
Membros do GRIMPEIRO, em reunião na cidade de Xanxere SC, coletam sementes de arvore que teve muita importância econômica para nossa região, e esta prestes a desaparecer se não ajudarmos na sua propagação. (Cedrela fissillis) o cedro vermelho que conhecemos em nossa região trata-se de  uma árvore bela, de grande desenvolvimento. Pode chegar até 30 metros de altura. Suas flores são brancas, a madeira é utilizada em trabalhos de marcenaria de luxo cujas peças tem alto valor comercial, também muito usada em  obras de entalhe. Pode-se  imaginar, que por conta da versatilidade, a sua exploração foi intensa no passado, como na verdade aconteceu com todas as espécies nobres da Mata Atlântica. Além das utilidades citadas acima, o cedro também possui uma ótima madeira, de cor avermelhada, para a construção civil, naval e aeronáutica. Sua ocorrência natural vai do Rio Grande do Sul até Minas Gerais, porém pode ser encontrado em menor intensidade em todo o país. No estado de Santa Catarina, ocorria em todo o território do estado e em todos os tipos de formações florestais. Pode-se dizer que o cedro é uma espécie com alto potencial para reflorestamento, seja para restauração de ambientes degradados, sequestro de carbono, paisagismo ou plantios com fins econômicos.
Nome científicoCedrela fissilis Vell
Nome popular: cedro, cedro rosa, cedro vermelho, cedro branco, cedro batata, cedro-amarelo, cedro-cetim, cedro –da –várzea
Família: Meliaceae
Características Morfológicas: altura de 20-35 m, com o tronco de 60-90 cm de diâmetro. Folhas compostas de 60-100 cm de comprimento, com folíolos de 8-14 cm de comprimento.
Fenologia: Floresce durante os meses de agosto-setembro. Seus frutos amadurecem com a árvore  totalmete desfolhada durante os meses de julho-agosto. Produz anualmente grande quantidade de sementes viáveis.
Flor: Branca-amarelada
Fruto: Seco deiscente
Coleta de sementes: Diretamente da árvore quando começar a abertura espontânea dos frutos.
Crescimento da muda: Rápida.
Plantio: Mata Ciliar, área aberta, sub-bosque, solo degradado.
Observação: Espécie frequentemente atacada por broca quando plantada no campo em agrupamentos homogêneos.


Fotos: Acervo Grimpeiro
Por:Alexandre Sachs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e gratos pela visita.