quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Beleza do Parque Estadual das Araucárias

Coruja Murucututu de barriga amarela, moradora da Unidade de Consservação e ainda fazendo pose para foto. Essa coruja é uma das maiores do Brasil, uma ave com ótima visão e audição. A murucututu é tímida, solidária e discreta. O macho oferece uma presa à fêmea, quando a presa é aceita, ocorre o acasalamento. Essa éspecie pode viver de 15 a 20 anos aproximadamente. A murucututu é endêmica da Mata Atlântica. A ave é considerada como símbolo da Sabedoria.



segunda-feira, 26 de setembro de 2016

SEMANA DA ÁRVORE

  Dia 21 de setembro comemoramos o dia da árvore, mas no Parque das Araucárias realizamos a semana da árvore. Com visitação da Escola Rui Barbosa de São Lourenço D' Oeste e com a Escola municipal Nair Teixeira Morschheiser de São Domingos e visitação do público. Obrigado a todos pela visita.
Atualmente a Araucária e o Xaxim encontram-se na lista das árvores ameaçadas de extinção.
A espécie da araucária são polinizadas entre setembro e outubro. Esta planta possui macho e fêmea. As plantas fêmeas são as que produzem as pinhas. Já a planta macho existem cones alongados, e é este cone que produz o pólen. Época de polinização é de setembro e outubro, 20 meses depois de sua polinização, as pinhas já amadurecidas soltam pinhões que são alimentos para animais como aves e mamíferos.























sábado, 3 de setembro de 2016

Nova integrante no Grupo Grimpeiro e que irá auxiliar na co-gestão do Parque Estadual das Araucárias, realizada hoje reunião com entrevistas e respostas bem objetivas ao que se refere ao trabalho realizado. Seja bem vinda Thays Bragagnolo. 




sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Vem visitar o Parque Estadual das Araucárias, entrada pelo portão Norte acesso pela Vila Milani e Manfrói. De quarta a domingo das 9:00 ás 17:00 hrs, com vários atrativos, sala de ambientação contando a história da madereira e em seguida conta o ínicio da Unidade de Conservação. 
Dicas de segurança: Visitantes recomendamos calça comprida, bota ou tênis, repelente. Cuidados com as serpentes, é muito comum encontrar serpentes em dias quentes. 
E esse mês de setembro haverá a semana da árvore do dia 21 a 25/09.
Esperamos todos no Parque Estadual das Araucárias, venha conhecer a riqueza que existe em São Domingos SC e Galvão.

Atenciosamente Grupo Grimpeiro.